Logotipo Luciana Gulla

QUEDA DE CABELO – ALOPECIA

QUEDA DE CABELO – ALOPECIA

A queda dos cabelos, ou alopecia, pode ser desencadeada por diversas causas e doenças. Para diagnosticar de forma adequada a queda capilar, é importante consultar um dermatologista. Além da anamnese e da análise clínica tradicional, são realizados exames específicos e complementares, como a Tricoscopia, que visam obter o diagnóstico correto e traçar as melhores estratégias de tratamento para cada caso. As principais doenças que afetam o couro cabeludo, causando a queda dos fios, são:

  • Alopécia Androgenética: a alopécia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é uma doença capilar que acomete homens e mulheres, provocando o afinamento dos cabelos, a diminuição do volume de fios e, progressivamente, a queda capilar. O termo Alopecia Androgenética significa a perda capilar por via androgênica (hormonal) e genética. Assim, a causa para condição é a ação do hormônio DHT (diidro-testosterona) nos folículos capilares. A calvície acomete até 60% dos homens e 40% das mulheres.
  • Eflúvio Telógeno: é uma condição que provoca a queda de cabelo de forma intensa, devido à algum fator desencadeante pontual. Algumas possíveis causas do Eflúvio Telógeno são: o puerpério (pós-parto), o uso de medicações de reposição hormonal, traumas físicos ou emocionais, pós-cirurgias, doenças da tireóide e/ou deficiências nutricionais. Geralmente a queda dos fios 3 meses após a ação do fator desencadeante.

Além dessas condições, outras doenças do couro cabeludo devem ser avaliadas com cuidado, como a Alopecia Areata e as alopecias cicatriciais – AFF e Lupus.

Como tratar?

Pode ser indicado o uso de alguns medicamentos, como o minoxidil – que estimula o crescimento capilar – e a Finasterida – que bloqueia a ação hormonal e estaciona o processo de queda dos fios. Além disso, procedimentos feitos em consultório como o MMP Capilar, em que medicamentos e outras substâncias são injetados diretamente no couro cabeludo, e as terapias com Laser e LED, contribuem para o fortalecimento dos cabelos e a diminuição da queda. Nos casos mais graves, o transplante capilar pode ser a solução para melhorar o aspecto estético.