A queda dos cabelos, ou alopecia, pode ser desencadeada por diversas causas e doenças. Para diagnosticar de forma adequada a queda capilar, é importante consultar um dermatologista. Além da anamnese e da análise clínica tradicional, são realizados exames específicos e complementares, como a Tricoscopia, que visam obter o diagnóstico correto e traçar as melhores estratégias de tratamento para cada caso. As principais doenças que afetam o couro cabeludo, causando a queda dos fios, são:
Além dessas condições, outras doenças do couro cabeludo devem ser avaliadas com cuidado, como a Alopecia Areata e as alopecias cicatriciais – AFF e Lupus.
Como tratar?
Pode ser indicado o uso de alguns medicamentos, como o minoxidil – que estimula o crescimento capilar – e a Finasterida – que bloqueia a ação hormonal e estaciona o processo de queda dos fios. Além disso, procedimentos feitos em consultório como o MMP Capilar, em que medicamentos e outras substâncias são injetados diretamente no couro cabeludo, e as terapias com Laser e LED, contribuem para o fortalecimento dos cabelos e a diminuição da queda. Nos casos mais graves, o transplante capilar pode ser a solução para melhorar o aspecto estético.