A Acne é uma condição inflamatória da pele ocasionada por diversos fatores e caracterizada pelo aparecimento de cravos e espinhas em áreas como o rosto, pescoço, costas e colo. Além da ação da bactéria Propionibacterium acnes, que gera a inflamação e obstrução das glândula sebáceas, a Acne pode ter como causa fatores hormonais, que proporcionam diversas modificações no corpo, principalmente durante a adolescência.
A doença também pode afetar pacientes em idade adulta, em virtude da predisposição genética, do estresse, do uso de alguns medicamentos ou da relação com outras doenças.
Como tratar?
O tratamento varia de acordo com a intensidade da patologia e a sua localização. Podem ser indicados antibióticos orais e medicamentos tópicos, além da combinação com anticoncepcionais, principalmente para as mulheres adultas que sofrem com a doença.
Nos casos mais severos da acne, uma boa alternativa é fazer uso da isotretinoína oral (Roacutan). Alguns procedimentos complementares, realizados em consultório, também podem ajudar a conter a doença e controlar a oleosidade excessiva da face, como limpezas de peles, peelings específicos e alguns tipos de laser e luzes.